Mestrado Profissional
Mestrado Profissional
Mestrado Profissional
Mestrado Profissional em Clínica Odontológica
Focado no seu desenvolvimento profissional, o nosso Mestrado Profissional tem como objetivo o desenvolvimento de produtos por parte dos nossos alunos, enriquecendo o seu portfólio e o seu conhecimento teórico e prático dos aspectos mais avançados dos estudos odontológicos.
Status:
Inscrições Abertas
Mestrado Profissional em Clínica Odontológica
Focado no seu desenvolvimento profissional, o nosso Mestrado Profissional tem como objetivo o desenvolvimento de produtos por parte dos nossos alunos, enriquecendo o seu portfólio e o seu conhecimento teórico e prático dos aspectos mais avançados dos estudos odontológicos.
Status:
Inscrições Abertas
Mestrado Profissional em Clínica Odontológica
Focado no seu desenvolvimento profissional, o nosso Mestrado Profissional tem como objetivo o desenvolvimento de produtos por parte dos nossos alunos, enriquecendo o seu portfólio e o seu conhecimento teórico e prático dos aspectos mais avançados dos estudos odontológicos.
Status:
Inscrições Abertas
Coordenador: Prof. Dr. Luiz Filipe Barbosa Martins
Investimento:
24 x R$2.200,00
30 x R$1.800,00
Modalidade: Híbrido
Nível: Mestrado
Periodicidade: Mensal
Dias: Quinta e sexta
Duração: 24 meses
Carga horária: 750 horas
Previsão de Início: Janeiro de 2025
Consulte Informações legais
Investimento:
24 x R$2.200,00
30 x R$1.800,00
Modalidade: Híbrido
Nível: Mestrado
Periodicidade: Mensal
Dias: Quinta e sexta
Duração: 24 meses
Carga horária: 750 horas
Previsão de Início: Janeiro de 2025
Consulte Informações legais
Investimento:
24 x R$2.200,00
30 x R$1.800,00
Modalidade: Híbrido
Nível: Mestrado
Periodicidade: Mensal
Dias: Quinta e sexta
Duração: 24 meses
Carga horária: 750 horas
Previsão de Início: Janeiro de 2025
Consulte Informações legais
Conheça nosso corpo docente. Clique aqui.
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Mais informações
Telefone
85 98151.3222
Horário
De segunda a sexta: das 8h às 18h
Sábado: das 8h às 12h
Atendimento presencial e telefônico
Mais informações
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85 98185.3222
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Sábado: das 8h às 12h
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Atendimento presencial e telefônico
Organograma
Destaques
Organograma
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Informações sobre o curso
A construção da área de concentração em Clínica Odontológica, com definições conceituais claras, bem como a consistência e unicidade da proposta do curso e, fundamentalmente, aderência à produção de seu corpo docente, expressa a vocação inicial da equipe de pesquisadores e indica claramente os contornos gerais da proposta e sua necessária articulação orgânica com as Linhas de Pesquisas, disciplinas e projetos de pesquisas.
O Programa está baseado na interação entre uma área predominantemente técnica e laboratorial com a sua aplicação clínica, ambas com vistas à criação e avaliação de novos biomateriais odontológicos com características inovadoras (antimicrobianas, bioativas e advindas de fontes renováveis). O grande desafio proposto neste Programa está baseado em sua relação com o mundo fora do ambiente acadêmico, relacionado ao comportamento clínico dos materiais odontológicos, através da realização de estudos com diferentes desenhos metodológicos. Pretende-se, através da formação de novos mestres, diminuir a dicotomia existente entre o conhecimento teórico e a prática, proporcionando uma dinâmica única, nova e que ofereça autonomia ao mestre formado, em especial para a produção do conhecimento de forma inovadora.
Assim, as duas Linhas de Pesquisa que suportam esse Programa visam proporcionar avanço técnico-científico e inovação valorizando a produção e a atividade de pesquisa no contexto de uma abordagem ampla das várias etapas da produção de biomateriais odontológicos que envolvem desde a síntese, caracterização e aplicação clínica e laboratorial, produzindo conhecimento acerca do comportamento dos biomateriais para a evolução da ciência e melhoria da saúde dos pacientes.
O desenvolvimento de novos materiais voltados para o uso em Odontologia, bem como a possibilidade de complementar a formação de profissionais para atuarem na prestação de consultoria junto às indústrias e/ou laboratórios de produção no desenvolvimento de biomateriais odontológicos. Destaca-se que sempre dois docentes participam estrategicamente em duas Linhas de Pesquisa, atuando conjuntamente em projetos e em disciplinas, visando à interrelação das Linhas de Pesquisa com os projetos de pesquisa e com as disciplinas do curso.
• Capacitar os ingressantes do serviço público e privado para o exercício da docência, da pesquisa e da investigação clínica, despertando uma visão crítico-reflexiva para formação de um egresso capaz de atuar em diferentes áreas do conhecimento;
• Oferecer um ambiente multidisciplinar, para a geração e troca de conhecimento, estimulando a formação de um egresso com capacidade de diálogo e aplicação do conhecimento em instituições, empresas e sociedade;
• Permitir com que o egresso possa ser capaz de produzir conhecimento fundamentado na caracterização e desenvolvimento de materiais odontológicos com propriedades físicas, químicas e biológicas inovadoras e relevantes para as demandas sociais da população.
Linha de Pesquisa I
Nome da Linha de Pesquisa: Propriedades físicas e microbiológicas dos materiais odontológicos e estruturas dentais.
Área de concentração: Odontologia.
Descrição/caracterização: Caracterização, por meio de estudos com desenhos experimentais in vitro e in situ e in vivo, das propriedades físicas, químicas e biológicas dos materiais odontológicos e estruturas dentárias, levando em consideração as demandas sociais e do mercado. Serão abordados temas relevantes das áreas de Prótese Dentária, Endodontia, Dentística, Ortodontia e Biomateriais. Um foco especial será tomado no desenvolvimento e avaliação de biomateriais provenientes de fontes renováveis e sintéticas com capacidades antimicrobianas, bioativas e terapêuticas. Estas características podem ser importantes para o desenvolvimento de novos monômeros e materiais nanoparticulados para aplicação em Protése Dentária, ou de materiais endodônticos com características antibacterianas e terapêuticas em relação ao tecido pulpar e periodontal, através de desenvolvimento de biomateriais odontológicos. Na área de Dentística, os efeitos de tratamentos estéticos e restauradores sobre os tecidos dentais duros serão também avaliados, com especial interesse na análise do potencial agressivo, mutagênico e danoso dos protocolos de clareamento dental, com vistas a proposição de outras substâncias terapêuticas que possam manter a efetividade, mas diminuir os danos causados por esta terapia. Em Ortodontia, o desenvolvimento terá foco em biomateriais com potencial antimicrobiano específico contra a formação de lesões cariosas, mas que ao mesmo tempo possam ser removidos facilmente, gerando menores danos à superfície do esmalte.
Linha de Pesquisa II
Nome da Linha de Pesquisa: Gestão de Cursos e Empreendedorismo.
Área de concentração: Odontologia.
Descrição/caracterização: Concentra-se na análise e desenvolvimento de estratégias de gestão e práticas organizacionais específicas para instituições de ensino, com foco especial na área da saúde, como a Clínica Odontológica. Esta linha investigativa busca compreender como o aspecto empreendedor pode ser integrado de forma eficaz na gestão de cursos, tanto no contexto acadêmico quanto no empresarial. Por meio da integração desses elementos, esta linha de pesquisa busca contribuir para o aprimoramento da gestão de cursos na área da saúde, promovendo uma abordagem mais empreendedora e inovadora, capaz de atender às demandas do mercado e às necessidades dos alunos e profissionais envolvidos.
Linha de Pesquisa III
Nome da Linha de Pesquisa: Tecnologia e Inovação em Saúde.
Área de concentração: Odontologia.
Descrição/caracterização: Caracteriza-se pela integração da odontologia no contexto dos sistemas nacionais de ciência, tecnologia, desenvolvimento e inovação em saúde. Explora-se a evolução e dinâmica da saúde bucal com processos da saúde em geral, destacando os diferentes segmentos produtivos e as políticas específicas de ciência, desenvolvimento, tecnologia e inovação em saúde. São abordados temas como o desenvolvimento institucional das clínicas odontológicas, os mecanismos de incentivo, indução e regulação na área, bem como as inovações organizacionais associadas à produção de bens e serviços tecnológicos em odontologia. Além disso, a pesquisa avalia as tendências tecnológicas e econômicas no campo da odontologia, visando a capacitação científica, tecnológica e gerencial das organizações de CT&I em saúde. Busca-se ainda desenvolver modelos, metodologias e ferramentas de planejamento e gestão específicas para as atividades de CT&I em saúde, contribuindo assim para o avanço e aprimoramento contínuo da prática clínica e dos serviços de saúde odontológicos.
Carrossel Científico
A Faculdade Paulo Picanço proporciona aos alunos de iniciação científica e extensão a oportunidade para a redação de artigos científicos de maneira supervisionada a partir de encontros mensais. Cada aluno da graduação escreve sobre um tema escolhido pelo orientador e tem por objetivo final a escrita de um artigo que deve ser submetido a uma revista científica ao final de um ano, tornando o aluno habilidoso e familiarizado com a escrita científica e, ao mesmo tempo, preparado para apresentar nos congressos e jornadas acadêmicas.
A proposta de criação do Mestrado Profissional surge no âmbito da graduação de bacharelado em Odontologia que iniciou suas atividades em maio de 2016 ofertado pela FACPP. O cenário atual exige o uso intensivo de tecnologias bem como profissionais altamente qualificados, demandando um número crescente de cirurgiões-dentistas que atuem na solução para novos problemas.
A proposta de Mestrado Profissional em Clínica Odontológica da FACPP tem como objetivo desenvolver atividades educacionais, investigativas e clínicas, visando à análise crítica, ao desenvolvimento de produtos, à inovação e à formação de recursos humanos qualificados. A relevância regional e estadual da proposta é, por tudo isso, uma etapa natural do compromisso da Instituição com o desenvolvimento do Ceará e da Odontologia brasileira. Pois a FACPP, desde a sua criação, busca a construção de um Núcleo de Educação de Excelência baseado em qualidade e diferenciais de mercado aos profissionais da área de Odontologia.
O programa de Mestrado Profissional da Faculdade Paulo Picanço foi aprovado de primeira pela CAPES/MEC e iniciou em 2019 com sua primeira turma. O curso visa proporcionar para a Odontologia um avanço técnico-científico e inovação, valorizando a produção e o desenvolvimento de materiais e produtos no contexto de uma abordagem ampla das várias etapas da produção de biomateriais odontológicos.
A Faculdade Paulo Picanço compreende a auto avaliação institucional como um processo contínuo e progressivo que contribui para a construção e/ou consolidação de uma cultura de avaliação na instituição, com a qual a comunidade interna se identifique e comprometa, sendo um importante caminho para a construção de um sistema de qualidade, de excelência educacional, em que a sociedade cearense seja sua beneficiária primeira.
Esse processo de auto avaliação se configura como uma filosofia e uma concepção pedagógica da IES, servindo como instrumento para uma gestão democrática e participativa, em sintonia com as necessidades da comunidade.
A auto avaliação institucional traz informações para a Faculdade Paulo Picanço, tanto pelo seu potencial de transformação qualitativa, de melhoramento pedagógico, de melhoria e eficiência na gestão, bem como de regulação.
Sendo um importante instrumento de gestão acadêmica e administrativa, fornece um olhar detalhado sobre as características organizacionais, sua missão, objetivos e metas, os serviços realizados, a responsabilidade social, os desempenhos do corpo docente, técnico administrativo e discente, sua infraestrutura física e tecnológica, suas fragilidades e potencialidades, assim como a própria percepção da sociedade sobre o papel social da Instituição.
Proporciona ainda, a criação de uma cultura da eficiência e da qualidade dos serviços prestados pela Instituição, tanto para o seu público interno quanto para o externo, pelo fato de colocar todos os atores em um processo de reflexão e autoconsciência.
A avaliação Institucional na Faculdade Paulo Picanço tem como objetivos específicos:
I. Impulsionar um processo contínuo e criativo de autocrítica da Instituição com vistas a garantir um alto padrão de qualidade enquanto instituição prestadora de serviços educacionais;
II. Diagnosticar como se efetivam e se relacionam o ensino, a pesquisa e a extensão;
III. Reformular e implementar novas políticas que estejam em consonância com o momento histórico respondendo às demandas sociais;
IV. Envolver todos os segmentos acadêmicos no processo avaliativo tendo-os como parceiros nas ações implementadas com vistas a um aperfeiçoamento contínuo;
V. Disseminar no âmbito da IES os propósitos da avaliação, tomando o cuidado para que todo o processo seja permeado pela transparência, flexibilidade e ética;
VI. Aperfeiçoar a visão crítica quanto aos aspectos teóricos, metodológicos e práticos da avaliação institucional;
VII. Criar procedimentos avaliativos apropriados ao contexto específico da Instituição;
VIII. Aprimorar a sensibilidade pessoal e profissional no exercício da avaliação;
IX. Buscar permanentemente a qualidade e a pertinência das atividades desenvolvidas, bem como o gerenciamento eficiente, ético e relevante dos recursos humanos e materiais, expressados em compromissos científicos e sociais;
X. Orientar a expansão da oferta dos cursos da IES;
XI. Buscar permanentemente a qualidade e a pertinência das atividades desenvolvidas, bem como o gerenciamento eficiente, ético e relevante dos recursos humanos e materiais, expressados em compromissos científicos e sociais;
XII. Aferir a contribuição, o impacto da IES com vistas ao desenvolvimento econômico e social da comunidade local e regional, que se beneficiará das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidas na Faculdade.
A autoavaliação institucional na Faculdade Paulo Picanço abrange todos os segmentos e deve ser um processo cíclico, de reflexão e autoconsciência institucional.
O hábito de manter a cultura de autoanalisar-se, faz com que a Faculdade Paulo Picanço aprimore os mecanismos que possam contribuir ao processo de oferta de cursos qualificados e serviços educacionais.
O relatório final da avaliação interna expressa os resultados do diagnóstico realizado através da análise das dimensões e dos instrumentos de pesquisa aplicados junto à comunidade acadêmica.
O Relatório contém uma análise, tecnicamente crítica, com ilustrações de tabelas, gráficos e indicadores, que facilitem seu entendimento, além de apresentar sugestões para ações de natureza administrativa, política, pedagógica e técnico-científica a serem implementadas.
A auto avaliação do Mestrado em Clínica Odontológica irá ocorrer de acordo com o Planejamento Estratégico, metas e o PDI Institucional, será realizada por meio de questionários eletrônicos, a serem respondidos pelos alunos regularmente matriculados e egressos do curso. Também, será realizada uma avaliação qualitativa por meio de reuniões com os setores envolvidos, laboratórios, Núcleo de Inovação Tecnológica, editora, biblioteca e técnicos.
Regulamento CPA
Programa de Acompanhamento Egresso
Edital 2019
https://drive.google.com/file/d/10nIahuebR3AFQsLM6TEZZgij7H7cQsag/view
Edital 2020
https://drive.google.com/file/d/1-lBlxWEKVxG31_POLlJ_h6UxmiMqipo1/view
Edital 2021
https://drive.google.com/file/d/1C91cdAD-grdsWTUWTx_C5Ur6wJNH8Vkh/view
Edital 2022
https://drive.google.com/file/d/1D0ehus0WWwwcF2AVtiah9UDq8XeIa9Kg/view?usp=sharing
Edital 2023
https://drive.google.com/file/d/1vRxfmAvFrwsTL0fYeTLuUjNrMZw6xTgt/view?usp=sharing
Edital 2024
https://drive.google.com/file/d/1vRxfmAvFrwsTL0fYeTLuUjNrMZw6xTgt/view?usp=sharing
Edital 2025
https://drive.google.com/file/d/1DMzJm58cMuXXxdwZL6huuPdCkVzjjXF-/view?usp=sharing
Nossos projetos e pesquisas em desenvolvem produtos que geram grande impacto social. Em uma das linhas de pesquisas estamos em parceria com a empresa MMTech (Smart Dent) na para o lançamentos de adesivos e resinas bioativos com grande potencial para melhorar os tratamentos odontológicos. Foram depositadas diversas patentes com potencial para transferência de tecnologia e melhoria da clinica odontológica nas áreas de Dentistica, Prótese, Odontopediatria, Endodontia Implantodontia.
• Curso em uma faculdade exclusiva de Odontologia;
• Laboratórios exclusivos para pesquisas na área odontológica;
• Clínicas em funcionamento para pesquisas envolvendo pacientes;
• Professores de diversas áreas de interesse para pesquisas;
• Comitê de Ética eficaz na instituição;
• Equipamentos para Pesquisa clinicas : Aquacut, EASYSHADE, Scanner Intraoral ,CAD – CAM e Impressora 3D.;
• Equipamentos para Pesquisa clinicas Laboratoriais: EMIC-INSTRON, duas cortadeiras metalógraficas , UV- Vis, Tomógrafo e Centrifuga de PRF.
- Prof. Dr. Luiz Filipe Barbosa Martins
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3736437880122659
Scopus: https://www.scopus.com/authid/detail.uri?authorId=57201152643
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2123-2850
Google: https://scholar.google.com.br/citations?user=5tmCUXwAAAAJ&hl=pt-BR
As políticas de internacionalização visam estabelecer uma relação com a comunidade, por meio da aplicabilidade de conhecimentos científicos produzidos na academia e, em contrapartida, possibilita uma parceria em prol de seu desenvolvimento.
A internacionalização é um processo de conhecimentos científicos produzidos na academia brasileira e na comunidade acadêmica internacional. Esse processo permite que estudos e pesquisas sejam planejadas, executadas e compartilhadas em escala global, conferindo uma sinergia científico-pedagógica ímpar e que oportunize o contato com polos universitários mundiais.
A Internacionalização da FACPP é um mecanismo que permeia e abrange todos os Cursos de Graduação e Pós-graduação. Assim, a FACPP valoriza a internacionalidade como pilar fundamental, e isto fica retratado nas políticas integrantes do seu Plano de Desenvolvimento Institucional:
• Divulgar oportunidades internacionais para a comunidade acadêmica;
• Oportunizar experiências educacionais e científicas internacionais;
• Permitir interdisciplinaridade, entre contextos universitários estrangeiros;
• Proporcionar troca de experiências culturais;
• Oportunizar a aquisição de idioma estrangeiro;
• Fortalecer a estrutura de atração, acolhimento e acompanhamento de estudantes e professores estrangeiros na IES;
• Fortalecer as conexões da IES com instituições internacionais, de modo a viabilizar o acolhimento e o acompanhamento da comunidade acadêmica em vivências internacionais;
• Estimular experiências internacionais de alto impacto para o desenvolvimento acadêmico e profissional da comunidade interna da IES;
• Apoiar iniciativas de compartilhamento de eventos internacionais, oportunizando a participação da comunidade local;
• Fomentar a capacitação técnica e metodológica do corpo docente através de experiências de internacionalização, com e sem mobilidade.
A FACPP possui acordos de cooperação e intercâmbio e atua em colaboração com instituições nacionais e internacionais a fim de promover atividade de ensino, pesquisa e extensão, promovendo o avanço da ciência e da formação dos recursos humanos na área de Odontologia.
Fundamentalmente, as ações de cooperação institucional e intercâmbio viabilizaram-se a partir dos seguintes formatos: participação sistemática de professores pesquisadores em projetos de pesquisa de instituições parceiras nacionais e internacionais, que resulta em produção científica mais qualificada e de maior impacto do corpo docente; participação em eventos científicos relevantes; participação como avaliadores de periódicos indexados e com alto fator de impacto e; através de cooperação interinstitucional para participação nos Programas de Pós-Graduação Lato Sensu.
Atualmente, a instituição oferta cursos de Pós-Graduação nas áreas de Ortodontia, Endodontia, Prótese Dentária, Implantodontia, Dentística e Cirurgia Bucomaxilofacial, o que possibilita aos docentes permanentes desenvolverem atividades nesses cursos e receberem docentes de outras instituições, o que fomenta a parceria e a cooperação acadêmica. Isso propicia, além da experiência em ensino em outros níveis que não somente a graduação, a realização de atividades nas Linhas de Pesquisa em que atuam, a experiência em orientação de trabalhos de conclusão de pós-graduação, atividades essas que já geraram algumas publicações nacionais e internacionais. Este processo de interlocução com centros nacionais e internacionais ocorre também pelos docentes permanentes que, em grande parte, são oriundos de Programas de Pós-Graduação bem-conceituados, e parte deles com formação acadêmica a nível de Pós-Doutorado.
A FACPP, como previamente mencionado, tem uma parceria denominada Pós-graduação Sem Fronteiras com a Tweed Foundation (Tucson, Arizona, EUA), desde 2011. Esta parceria visa facilitar que os discentes e egressos dos cursos Lato Sensu possam ter um intercâmbio junto a uma instituição que oferece cursos de alto nível e de técnica reconhecida mundialmente na área de Ortodontia.Em destaque o convênio com as Universidades de Évora em Portugal e San Francisco de Quito no Equador. A FACPP dispõe de parcerias internacionais com Universidade de Manchester, Okayama University Hospital, Universidad Ceu-Cardenal Herrera, Oregon Health and Science University e King’s College London Dental Institute.
- Calendário T7
- Área de concentração
- Objetivos do Curso
- Linhas de Pesquisa
- Programa do Curso
- Histórico
- Autoavaliação do Programa
- Editais
- Dissertação e Tese
- Participação do programa em eventos
- Nossas pesquisas mais próximas de você
- Nossos Diferenciais
- Currículo Acadêmico do Coordenador do Curso
- Internacionalização do Programa
A construção da área de concentração em Clínica Odontológica, com definições conceituais claras, bem como a consistência e unicidade da proposta do curso e, fundamentalmente, aderência à produção de seu corpo docente, expressa a vocação inicial da equipe de pesquisadores e indica claramente os contornos gerais da proposta e sua necessária articulação orgânica com as Linhas de Pesquisas, disciplinas e projetos de pesquisas.
O Programa está baseado na interação entre uma área predominantemente técnica e laboratorial com a sua aplicação clínica, ambas com vistas à criação e avaliação de novos biomateriais odontológicos com características inovadoras (antimicrobianas, bioativas e advindas de fontes renováveis). O grande desafio proposto neste Programa está baseado em sua relação com o mundo fora do ambiente acadêmico, relacionado ao comportamento clínico dos materiais odontológicos, através da realização de estudos com diferentes desenhos metodológicos. Pretende-se, através da formação de novos mestres, diminuir a dicotomia existente entre o conhecimento teórico e a prática, proporcionando uma dinâmica única, nova e que ofereça autonomia ao mestre formado, em especial para a produção do conhecimento de forma inovadora.
Assim, as duas Linhas de Pesquisa que suportam esse Programa visam proporcionar avanço técnico-científico e inovação valorizando a produção e a atividade de pesquisa no contexto de uma abordagem ampla das várias etapas da produção de biomateriais odontológicos que envolvem desde a síntese, caracterização e aplicação clínica e laboratorial, produzindo conhecimento acerca do comportamento dos biomateriais para a evolução da ciência e melhoria da saúde dos pacientes.
O desenvolvimento de novos materiais voltados para o uso em Odontologia, bem como a possibilidade de complementar a formação de profissionais para atuarem na prestação de consultoria junto às indústrias e/ou laboratórios de produção no desenvolvimento de biomateriais odontológicos. Destaca-se que sempre dois docentes participam estrategicamente em duas Linhas de Pesquisa, atuando conjuntamente em projetos e em disciplinas, visando à interrelação das Linhas de Pesquisa com os projetos de pesquisa e com as disciplinas do curso.
• Capacitar os ingressantes do serviço público e privado para o exercício da docência, da pesquisa e da investigação clínica, despertando uma visão crítico-reflexiva para formação de um egresso capaz de atuar em diferentes áreas do conhecimento;
• Oferecer um ambiente multidisciplinar, para a geração e troca de conhecimento, estimulando a formação de um egresso com capacidade de diálogo e aplicação do conhecimento em instituições, empresas e sociedade;
• Permitir com que o egresso possa ser capaz de produzir conhecimento fundamentado na caracterização e desenvolvimento de materiais odontológicos com propriedades físicas, químicas e biológicas inovadoras e relevantes para as demandas sociais da população.
Linha de Pesquisa I
Nome da Linha de Pesquisa: Propriedades físicas e microbiológicas dos materiais odontológicos e estruturas dentais.
Área de concentração: Odontologia.
Descrição/caracterização: Caracterização, por meio de estudos com desenhos experimentais in vitro e in situ e in vivo, das propriedades físicas, químicas e biológicas dos materiais odontológicos e estruturas dentárias, levando em consideração as demandas sociais e do mercado. Serão abordados temas relevantes das áreas de Prótese Dentária, Endodontia, Dentística, Ortodontia e Biomateriais. Um foco especial será tomado no desenvolvimento e avaliação de biomateriais provenientes de fontes renováveis e sintéticas com capacidades antimicrobianas, bioativas e terapêuticas. Estas características podem ser importantes para o desenvolvimento de novos monômeros e materiais nanoparticulados para aplicação em Protése Dentária, ou de materiais endodônticos com características antibacterianas e terapêuticas em relação ao tecido pulpar e periodontal, através de desenvolvimento de biomateriais odontológicos. Na área de Dentística, os efeitos de tratamentos estéticos e restauradores sobre os tecidos dentais duros serão também avaliados, com especial interesse na análise do potencial agressivo, mutagênico e danoso dos protocolos de clareamento dental, com vistas a proposição de outras substâncias terapêuticas que possam manter a efetividade, mas diminuir os danos causados por esta terapia. Em Ortodontia, o desenvolvimento terá foco em biomateriais com potencial antimicrobiano específico contra a formação de lesões cariosas, mas que ao mesmo tempo possam ser removidos facilmente, gerando menores danos à superfície do esmalte.
Linha de Pesquisa II
Nome da Linha de Pesquisa: Gestão de Cursos e Empreendedorismo.
Área de concentração: Odontologia.
Descrição/caracterização: Concentra-se na análise e desenvolvimento de estratégias de gestão e práticas organizacionais específicas para instituições de ensino, com foco especial na área da saúde, como a Clínica Odontológica. Esta linha investigativa busca compreender como o aspecto empreendedor pode ser integrado de forma eficaz na gestão de cursos, tanto no contexto acadêmico quanto no empresarial. Por meio da integração desses elementos, esta linha de pesquisa busca contribuir para o aprimoramento da gestão de cursos na área da saúde, promovendo uma abordagem mais empreendedora e inovadora, capaz de atender às demandas do mercado e às necessidades dos alunos e profissionais envolvidos.
Linha de Pesquisa III
Nome da Linha de Pesquisa: Tecnologia e Inovação em Saúde.
Área de concentração: Odontologia.
Descrição/caracterização: Caracteriza-se pela integração da odontologia no contexto dos sistemas nacionais de ciência, tecnologia, desenvolvimento e inovação em saúde. Explora-se a evolução e dinâmica da saúde bucal com processos da saúde em geral, destacando os diferentes segmentos produtivos e as políticas específicas de ciência, desenvolvimento, tecnologia e inovação em saúde. São abordados temas como o desenvolvimento institucional das clínicas odontológicas, os mecanismos de incentivo, indução e regulação na área, bem como as inovações organizacionais associadas à produção de bens e serviços tecnológicos em odontologia. Além disso, a pesquisa avalia as tendências tecnológicas e econômicas no campo da odontologia, visando a capacitação científica, tecnológica e gerencial das organizações de CT&I em saúde. Busca-se ainda desenvolver modelos, metodologias e ferramentas de planejamento e gestão específicas para as atividades de CT&I em saúde, contribuindo assim para o avanço e aprimoramento contínuo da prática clínica e dos serviços de saúde odontológicos.
Carrossel Científico
A Faculdade Paulo Picanço proporciona aos alunos de iniciação científica e extensão a oportunidade para a redação de artigos científicos de maneira supervisionada a partir de encontros mensais. Cada aluno da graduação escreve sobre um tema escolhido pelo orientador e tem por objetivo final a escrita de um artigo que deve ser submetido a uma revista científica ao final de um ano, tornando o aluno habilidoso e familiarizado com a escrita científica e, ao mesmo tempo, preparado para apresentar nos congressos e jornadas acadêmicas.
A proposta de criação do Mestrado Profissional surge no âmbito da graduação de bacharelado em Odontologia que iniciou suas atividades em maio de 2016 ofertado pela FACPP. O cenário atual exige o uso intensivo de tecnologias bem como profissionais altamente qualificados, demandando um número crescente de cirurgiões-dentistas que atuem na solução para novos problemas.
A proposta de Mestrado Profissional em Clínica Odontológica da FACPP tem como objetivo desenvolver atividades educacionais, investigativas e clínicas, visando à análise crítica, ao desenvolvimento de produtos, à inovação e à formação de recursos humanos qualificados. A relevância regional e estadual da proposta é, por tudo isso, uma etapa natural do compromisso da Instituição com o desenvolvimento do Ceará e da Odontologia brasileira. Pois a FACPP, desde a sua criação, busca a construção de um Núcleo de Educação de Excelência baseado em qualidade e diferenciais de mercado aos profissionais da área de Odontologia.
O programa de Mestrado Profissional da Faculdade Paulo Picanço foi aprovado de primeira pela CAPES/MEC e iniciou em 2019 com sua primeira turma. O curso visa proporcionar para a Odontologia um avanço técnico-científico e inovação, valorizando a produção e o desenvolvimento de materiais e produtos no contexto de uma abordagem ampla das várias etapas da produção de biomateriais odontológicos.
A Faculdade Paulo Picanço compreende a auto avaliação institucional como um processo contínuo e progressivo que contribui para a construção e/ou consolidação de uma cultura de avaliação na instituição, com a qual a comunidade interna se identifique e comprometa, sendo um importante caminho para a construção de um sistema de qualidade, de excelência educacional, em que a sociedade cearense seja sua beneficiária primeira.
Esse processo de auto avaliação se configura como uma filosofia e uma concepção pedagógica da IES, servindo como instrumento para uma gestão democrática e participativa, em sintonia com as necessidades da comunidade.
A auto avaliação institucional traz informações para a Faculdade Paulo Picanço, tanto pelo seu potencial de transformação qualitativa, de melhoramento pedagógico, de melhoria e eficiência na gestão, bem como de regulação.
Sendo um importante instrumento de gestão acadêmica e administrativa, fornece um olhar detalhado sobre as características organizacionais, sua missão, objetivos e metas, os serviços realizados, a responsabilidade social, os desempenhos do corpo docente, técnico administrativo e discente, sua infraestrutura física e tecnológica, suas fragilidades e potencialidades, assim como a própria percepção da sociedade sobre o papel social da Instituição.
Proporciona ainda, a criação de uma cultura da eficiência e da qualidade dos serviços prestados pela Instituição, tanto para o seu público interno quanto para o externo, pelo fato de colocar todos os atores em um processo de reflexão e autoconsciência.
A avaliação Institucional na Faculdade Paulo Picanço tem como objetivos específicos:
I. Impulsionar um processo contínuo e criativo de autocrítica da Instituição com vistas a garantir um alto padrão de qualidade enquanto instituição prestadora de serviços educacionais;
II. Diagnosticar como se efetivam e se relacionam o ensino, a pesquisa e a extensão;
III. Reformular e implementar novas políticas que estejam em consonância com o momento histórico respondendo às demandas sociais;
IV. Envolver todos os segmentos acadêmicos no processo avaliativo tendo-os como parceiros nas ações implementadas com vistas a um aperfeiçoamento contínuo;
V. Disseminar no âmbito da IES os propósitos da avaliação, tomando o cuidado para que todo o processo seja permeado pela transparência, flexibilidade e ética;
VI. Aperfeiçoar a visão crítica quanto aos aspectos teóricos, metodológicos e práticos da avaliação institucional;
VII. Criar procedimentos avaliativos apropriados ao contexto específico da Instituição;
VIII. Aprimorar a sensibilidade pessoal e profissional no exercício da avaliação;
IX. Buscar permanentemente a qualidade e a pertinência das atividades desenvolvidas, bem como o gerenciamento eficiente, ético e relevante dos recursos humanos e materiais, expressados em compromissos científicos e sociais;
X. Orientar a expansão da oferta dos cursos da IES;
XI. Buscar permanentemente a qualidade e a pertinência das atividades desenvolvidas, bem como o gerenciamento eficiente, ético e relevante dos recursos humanos e materiais, expressados em compromissos científicos e sociais;
XII. Aferir a contribuição, o impacto da IES com vistas ao desenvolvimento econômico e social da comunidade local e regional, que se beneficiará das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão desenvolvidas na Faculdade.
A autoavaliação institucional na Faculdade Paulo Picanço abrange todos os segmentos e deve ser um processo cíclico, de reflexão e autoconsciência institucional.
O hábito de manter a cultura de autoanalisar-se, faz com que a Faculdade Paulo Picanço aprimore os mecanismos que possam contribuir ao processo de oferta de cursos qualificados e serviços educacionais.
O relatório final da avaliação interna expressa os resultados do diagnóstico realizado através da análise das dimensões e dos instrumentos de pesquisa aplicados junto à comunidade acadêmica.
O Relatório contém uma análise, tecnicamente crítica, com ilustrações de tabelas, gráficos e indicadores, que facilitem seu entendimento, além de apresentar sugestões para ações de natureza administrativa, política, pedagógica e técnico-científica a serem implementadas.
A auto avaliação do Mestrado em Clínica Odontológica irá ocorrer de acordo com o Planejamento Estratégico, metas e o PDI Institucional, será realizada por meio de questionários eletrônicos, a serem respondidos pelos alunos regularmente matriculados e egressos do curso. Também, será realizada uma avaliação qualitativa por meio de reuniões com os setores envolvidos, laboratórios, Núcleo de Inovação Tecnológica, editora, biblioteca e técnicos.
Edital 2019
https://drive.google.com/file/d/10nIahuebR3AFQsLM6TEZZgij7H7cQsag/view
Edital 2020
https://drive.google.com/file/d/1-lBlxWEKVxG31_POLlJ_h6UxmiMqipo1/view
Edital 2021
https://drive.google.com/file/d/1C91cdAD-grdsWTUWTx_C5Ur6wJNH8Vkh/view
Edital 2022
https://drive.google.com/file/d/1D0ehus0WWwwcF2AVtiah9UDq8XeIa9Kg/view?usp=sharing
Edital 2023
https://drive.google.com/file/d/1vRxfmAvFrwsTL0fYeTLuUjNrMZw6xTgt/view?usp=sharing
Edital 2024
https://drive.google.com/file/d/1vRxfmAvFrwsTL0fYeTLuUjNrMZw6xTgt/view?usp=sharing
Edital 2025
https://drive.google.com/file/d/1DMzJm58cMuXXxdwZL6huuPdCkVzjjXF-/view?usp=sharing
Nossos projetos e pesquisas em desenvolvem produtos que geram grande impacto social. Em uma das linhas de pesquisas estamos em parceria com a empresa MMTech (Smart Dent) na para o lançamentos de adesivos e resinas bioativos com grande potencial para melhorar os tratamentos odontológicos. Foram depositadas diversas patentes com potencial para transferência de tecnologia e melhoria da clinica odontológica nas áreas de Dentistica, Prótese, Odontopediatria, Endodontia Implantodontia.
• Curso em uma faculdade exclusiva de Odontologia;
• Laboratórios exclusivos para pesquisas na área odontológica;
• Clínicas em funcionamento para pesquisas envolvendo pacientes;
• Professores de diversas áreas de interesse para pesquisas;
• Comitê de Ética eficaz na instituição;
• Equipamentos para Pesquisa clinicas : Aquacut, EASYSHADE, Scanner Intraoral ,CAD – CAM e Impressora 3D.;
• Equipamentos para Pesquisa clinicas Laboratoriais: EMIC-INSTRON, duas cortadeiras metalógraficas , UV- Vis, Tomógrafo e Centrifuga de PRF .
- Prof. Dr. Luiz Filipe Barbosa Martins
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3736437880122659
Scopus: https://www.scopus.com/authid/detail.uri?authorId=57201152643
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2123-2850
Google: https://scholar.google.com.br/citations?user=5tmCUXwAAAAJ&hl=pt-BR
As políticas de internacionalização visam estabelecer uma relação com a comunidade, por meio da aplicabilidade de conhecimentos científicos produzidos na academia e, em contrapartida, possibilita uma parceria em prol de seu desenvolvimento.
A internacionalização é um processo de conhecimentos científicos produzidos na academia brasileira e na comunidade acadêmica internacional. Esse processo permite que estudos e pesquisas sejam planejadas, executadas e compartilhadas em escala global, conferindo uma sinergia científico-pedagógica ímpar e que oportunize o contato com polos universitários mundiais.
A Internacionalização da FACPP é um mecanismo que permeia e abrange todos os Cursos de Graduação e Pós-graduação. Assim, a FACPP valoriza a internacionalidade como pilar fundamental, e isto fica retratado nas políticas integrantes do seu Plano de Desenvolvimento Institucional:
• Divulgar oportunidades internacionais para a comunidade acadêmica;
• Oportunizar experiências educacionais e científicas internacionais;
• Permitir interdisciplinaridade, entre contextos universitários estrangeiros;
• Proporcionar troca de experiências culturais;
• Oportunizar a aquisição de idioma estrangeiro;
• Fortalecer a estrutura de atração, acolhimento e acompanhamento de estudantes e professores estrangeiros na IES;
• Fortalecer as conexões da IES com instituições internacionais, de modo a viabilizar o acolhimento e o acompanhamento da comunidade acadêmica em vivências internacionais;
• Estimular experiências internacionais de alto impacto para o desenvolvimento acadêmico e profissional da comunidade interna da IES;
• Apoiar iniciativas de compartilhamento de eventos internacionais, oportunizando a participação da comunidade local;
• Fomentar a capacitação técnica e metodológica do corpo docente através de experiências de internacionalização, com e sem mobilidade.
A FACPP possui acordos de cooperação e intercâmbio e atua em colaboração com instituições nacionais e internacionais a fim de promover atividade de ensino, pesquisa e extensão, promovendo o avanço da ciência e da formação dos recursos humanos na área de Odontologia.
Fundamentalmente, as ações de cooperação institucional e intercâmbio viabilizaram-se a partir dos seguintes formatos: participação sistemática de professores pesquisadores em projetos de pesquisa de instituições parceiras nacionais e internacionais, que resulta em produção científica mais qualificada e de maior impacto do corpo docente; participação em eventos científicos relevantes; participação como avaliadores de periódicos indexados e com alto fator de impacto e; através de cooperação interinstitucional para participação nos Programas de Pós-Graduação Lato Sensu.
Atualmente, a instituição oferta cursos de Pós-Graduação nas áreas de Ortodontia, Endodontia, Prótese Dentária, Implantodontia, Dentística e Cirurgia Bucomaxilofacial, o que possibilita aos docentes permanentes desenvolverem atividades nesses cursos e receberem docentes de outras instituições, o que fomenta a parceria e a cooperação acadêmica. Isso propicia, além da experiência em ensino em outros níveis que não somente a graduação, a realização de atividades nas Linhas de Pesquisa em que atuam, a experiência em orientação de trabalhos de conclusão de pós-graduação, atividades essas que já geraram algumas publicações nacionais e internacionais. Este processo de interlocução com centros nacionais e internacionais ocorre também pelos docentes permanentes que, em grande parte, são oriundos de Programas de Pós-Graduação bem-conceituados, e parte deles com formação acadêmica a nível de Pós-Doutorado.
A FACPP, como previamente mencionado, tem uma parceria denominada Pós-graduação Sem Fronteiras com a Tweed Foundation (Tucson, Arizona, EUA), desde 2011. Esta parceria visa facilitar que os discentes e egressos dos cursos Lato Sensu possam ter um intercâmbio junto a uma instituição que oferece cursos de alto nível e de técnica reconhecida mundialmente na área de Ortodontia.
Em destaque o convênio com as Universidades de Évora em Portugal e San Francisco de Quito no Equador. A FACPP dispõe de parcerias internacionais com Universidade de Manchester, Okayama University Hospital, Universidad Ceu-Cardenal Herrera, Oregon Health and Science University e King’s College London Dental Institute.